tiago.pereira

tiago.pereira

12-02-2022

14:49

Em homenagem ao aniversário do bom velhinho, vou fazer uma coisa aqui. Cada like uma informação sobre a teoria da evolução e sobre como eu posso conciliá-la com a fé cristã. 😉 #DarwinDay

1) Você não pode acreditar na teoria da evolução. Porque uma teoria científica não é matéria de fé. Depois de estudar, aprender, compreender os métodos e suas conclusões, você pode decidir se aceita ou não. 😉

2) Os cientistas não estão divididos se a teoria da evolução está correta ou não. Há tanto consenso sobre isso quanto em relação à Teoria da Relatividade de Einstein, à Teoria das Placas Tectônicas ou à Teoria do Big Bang.

3) A Teoria da Evolução pertence ao campo das Ciências Biológicas, ou seja: não tem nada a ver com nenhuma explicação sobre a origem do universo, big bang, evolução estelar, nem nada disso. Cuidado com os que misturam as coisas.

4) A Teoria da Evolução, mesmo que sendo das biológicas, não diz nada sobre a Origem da Vida. Ela não tem nenhuma resposta sobre isso. Ela estabelece uma explicação para como as espécies surgem, uma vez que a vida já existe no planeta.

5) Como toda Teoria científica (que não é mera hipótese na linguagem popular), a teoria da evolução não é estática, e muitos desenvolvimentos já ocorreram e estão ocorrendo nos seus 160 anos.

6) Não existe Evolução Teísta. Do mesmo jeito que não existe uma Relatividade Teísta nem uma Quântica Teísta. O teísmo é uma forma de enxergar toda a realidade, uma visão de mundo, assim como o ateísmo ou o panteísmo.

7) Apesar de não existir uma Evolução Teísta, se vc é cristão, você interpretará a Teoria a partir de sua visão teísta. Se vc é ateu, interpretará as mesmas informações a partir de sua visão ateísta. E tá tudo bem.

8) A Teoria da Evolução não tem nenhuma capacidade de refutar ou de provar a doutrina da Criação, pq esta não pode ser submetida ao método científico.

9) A ideia científica de acaso não é incompatível com a Criação ou a soberania de Deus. O "acaso" científico tem a ver com aleatoriedade, não com a ausência de limites, controle ou propósito.

10) Darwin teve formação teológica e conhecia profundamente os argumentos filosóficos e teológicos de design (Hume e Pailey) que existiam à sua época. Ele nunca quis combater a fé cristã.

11) Darwin não era ateu, não era satanista (essa é ótima!), mas se afirmou agnóstico ao fim da vida, por não conseguir lidar com questões sobre o mal e, principalmente, sobre a morte precoce de sua filha aos dez anos.

12) Os relatos da conversão de Darwin no leito de morte renegando a sua teoria são mais falsos que os fósseis do Homem de Piltdown.

13) Desde a publicação da primeira edição de A Origem das Espécies, em 1859, sua teoria foi bem recebida tanto por cientistas quanto por teólogos. E também foi mal recebida por indivíduos nos dois grupos. O mesmo aconteceu com Galileu.

14) Muito do que se conhece de famoso debate entre o bispo Samuel Wilberforce e Thomas Huxley, o buldogue de Darwin, em que Huxley teria "vencido" Wilberforce, é mito. Inclusive, Darwin aceitou com humildade as questões que Wilberforce lhe escreveu depois de ler seu livro.

15) A Teoria da Evolução é bem recebida em boa parte da cristandade: é a posição oficial da Igreja Romana, e encontra pouca resistência entre episcopais e ortodoxos, p.ex.

16) Os movimentos de questionamento religioso da teoria de Darwin surgem no séc XX, no contexto fundamentalista norte-americano, que tem grande influência sobre o protestantismo brasileiro. É um fenômeno sociológico localizado, mas com pouco impacto na ciência propriamente dita.

17) A Teoria da Evolução não inviabiliza de forma alguma a existência de um casal histórico real, localizado no tempo e no espaço, que dá origem a um povo, como relatado na Bíblia.

18) Por outro lado, o relato bíblico de Gênesis também não inviabiliza a existência de outros seres humanos concomitantemente com Adão e Eva.

19) A Teoria da Evolução não pode responder nada sobre a origem do mal e a entrada do pecado na humanidade, pq são questões que não podem ser acessadas pelo método científico. O pecado não está nos fósseis nem no DNA.

20) A Teoria da Evolução pode explicar fenômenos cognitivos e morais, mas não inviabiliza a doutrina da Queda, como um fenômeno localizado no tempo e no espaço, como relatado na Bíblia.

21) Estou evolutivamente cansado. Continuo quando Darwin voltar de Galápagos.



Follow us on Twitter

to be informed of the latest developments and updates!


You can easily use to @tivitikothread bot for create more readable thread!
Donate 💲

You can keep this app free of charge by supporting 😊

for server charges...